Pesquisadores


Sônia Maria Clareto é doutora em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro e professora dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – PPGE/UFJF, nos níveis de mestrado e doutorado. Pesquisadora Associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia da Faculdade de Educação – NEC/FACED/UFJF. sclareto@yahoo.com.br

Margareth Aparecida Sacramento Rotondo é professora da Faculdade de Educação da UFJF, trabalhando com as licenciaturas de Matemática e Pedagogia. Está diretamente ocupada com os professores em formação no que tange a produção do conhecimento matemático através da possibilidade do engendrar de um arrombo ao pensamento, questionando sempre a matemática como produção humana e como possibilidade de produção de mundos. Em sua pesquisa de doutoramento (ROTONDO, 2010) problematizou as relações de poder que se estabeleciam em uma escola do interior mineiro, através de práticas coercitivas ligadas a regimes de verdade produzindo modos de sujeição. Também, neste trabalho, pode cartografar linhas de vida que escapavam ao estabelecido e hegemônico, produzindo modos de subjetivação ligados a regras facultativas na produção de um estilo de vida mais saudável. Tem empreendido, no momento, uma pesquisa que traz como campo os encontros de bolsistas do Treinamento Profissional com escolares de uma escola pública juizforana. Nestes encontros se faz presente um dispositivo: a Experimentoteca de Matemática. A problematização que move tal pesquisa é de tentar compreender como esse dispositivo aciona outros modos de subjetivação que escapem ao já entendido como modelo nos regimes de verdade que vivemos em nossa atualidade. A pesquisadora está diretamente ligada ao que se propõe nas oficinas de exercícios  formativos, já que tem investigado como os dispositivos se compõem, como são acionados e que efeitos podem produzir e, também, interessa-se, particularmente, pelos processos de subjetivação que estes dispositivos formativos podem acionar. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. m.rotondo@hotmail.com

Ana Lygia Vieira Schil da Veiga é doutoranda (2011) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, bolsista da Capes, desenvolve pesquisa na qual procura cartografar uma oficina artística pensada em uma perspectiva ética-estética-política: O educador-aprendiz e a aprendizagem do corpo: cartografias de uma oficina de fiação manual com professores alfabetizadores, suas memórias da escola e registros nos cadernos-diários. Mestre em Cultura e Linguagem, psicopedagoga institucional e clínica, especialista em Docência do Ensino Superior. Qualificada em Pedagogia Waldorf e Pedagogia Terapêutica. Artista e educadora, desenvolve em seu atelier brinquedos e obras em tecido, pintura e tecelagem inspirados no conhecimento antroposófico. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. ninaveiga@ninaveiga.com.br

Fabrício da Silva Teixeira Carvalho é doutorando (2012) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, onde desenvolve pesquisa acerca de espaço escolar. Graduado em Educação Artística pela UFJF (Licenciatura e Bacharelado), mestre em Artes Visuais pela UFRJ. Atua no ensino e na produção das artes visuais, com especial interesse na problematização das experiências de espaço e tempo. Atualmente atua como professor assistente do Instituto de Artes e Design da UFJF. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. fabriciotcarvalho@hotmail.com

Luiz Alberto Silvestre do Nascimento é doutorando (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, onde produz pesquisa envolvendo corpo e literatura, pesquisando as ressonâncias entre vida e educação: Corpo e literatura: ressonâncias de vida e educação - a escola num modo de aprendizagem em ser divino com a palavra. É bolsista da Capes. Possui mestrado em Educação da UFJF, graduação em Filosofia pela UFMG e graduação em Psicologia pela Universidade FUMEC.  É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. lasn@acessa.com

Marcos Vinícius Leite é doutorando (2012) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, onde desenvolve projeto: Nietzsche e o vir-a-ser pensador. Tem interesse na formação do pensamento, tendo como partida, a investigação sobre os processos de subjetivação que instauram determinadas formas-sujeito. Debruça-se sobre a produção de como alguém se torna o que é, a partir das reflexões de Nietzsche e Deleuze, destacando, sobretudo, os processos de formação do pensamento e dos pensadores. Questiona-se, a partir da sua inserção no Ensino Médio, o modo pelo qual a disciplina Filosofia amplia as marcas que podem se desdobrar como processos disparadores de formação do pensar. A investigação parte da elaboração dos memoriais dos alunos que entraram em contato com a disciplina Filosofia. É mestre em Filosofia pela PUC-RJ e Professor de Filosofia junto ao Núcleo de Filosofia e Sociologia do IFET/ Sudeste- MG. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. leite.mv@bol.com.br

Camila Josefina da Silva é pedagoga e mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Desenvolve uma pesquisa que investiga a produção de subjetividade, a partir das relações entre os alunos ditos fracassados e a escola e, desta maneira procura compreender os processos ético-estético-políticos que constituem os alunos diante do fracasso instituído. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. milla.sillva@gmail.com

Giovani Cammarota é mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, desenvolvendo uma dissertação que investiga as potencialidades que a noção de cognição inventiva tem para pensar a Educação Matemática, em especial, a sala de aula de Matemática. Constitui-se, pois, um corpo para pensar a aprendizagem como invenção – portanto estética – de si e do mundo no coengendramento si-matemática. Nesse sentido, produz uma intercessão com a proposição das oficinas de exercícios formativos deste projeto, já que aponta uma centralidade no cultivo – ético – de um certo modo de se estabelecer relações – político – com o conhecimento, em particular, com o conhecimento matemático. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. giomatufjf@yahoo.com.br

Aline Aparecida da Silva é aluna do curso de Licenciatura em Matemática da UFJF. Foi bolsista de Iniciação Científica do projeto “Tornar-se o que se é: a escola como espaço de formação de subjetividade-professor de matemática”, financiado pela FAPEMIG – EDT172/07, Programa de Apoio a Recém-Doutor. É bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq): A sala de aula como coletivo de forças: por uma educação matemática menor. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. alinesilva.mat@gmail.com

João Carlos Clemente é aluno do curso de Licenciatura em Matemática da UFJF. É bolsista de Iniciação Científica (BIC/UFJF): A sala de aula como coletivo de forças: por uma educação matemática menor. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. joaocarlos@ice.ufjf.br

Tamiris Taroco Marocco é aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFJF. É bolsista de Iniciação Científica (PROVOQUE/UFJF): Do fracasso constituído a potencialidade de invenção: cartografias de processos de aprendizagem em uma experimentoteca de matemática. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. tamiristaroco@gmail.com

Luís Felipe de Souza Carbogim é mestre, egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF (2011) onde desenvolveu uma pesquisa que aborda experiência, aprendizagem em artes visuais, processos de invenção e aula proposição: Aprendizagem Obscura: fragmentos arranjados por proposições artísticas. Licenciado em Educação Artística pela UFJF. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em aprendizagem de Artes Visuais, interessado, especialmente, em dispositivos que disparam a aprendizagem por proposições artísticas experimentais. Atualmente é Analista Pedagógico - Arte Superintendência Regional de Ensino (SRE/Juiz de Fora). É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. luiscarbogim@gmail.com

Marcos Vinícius Amaral Ribeiro é mestre, egresso do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF (2011), onde desenvolveu uma pesquisa que aborda as ressonâncias entre dança e aprendizagem, com bolsa da CAPES. Bacharel em Filosofia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES), especialista em Ciência da Religião pela UFJF. Exerce atividades profissionais em dança clássica, contemporânea e terapêutica como pesquisador, professor e intérprete. Seu interesse foca o olhar que se dobra para temáticas da Educação como área do conhecimento e prática educativas na esteira do pensamento da diferença de Gilles Deleuze. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. mdance@bol.com.br

Marina Furtado Terra é mestre, egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, onde desenvolveu pesquisa que propôs investigar pistas para problematizar a noção de espaço na educação: Espaço e educação: cartografia de singularidades em um bairro de Juiz de Fora/ MG. Graduada (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFJF. Especialista em Educação e Gestão Ambiental pela mesma instituição. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e de Apoio Técnico/FAPEMIG. Atuou como professora substituta no Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF e como professora-revisora do Curso de Especialização em Gestão do Meio Ambiente do NEAD/UFJF. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. mfurterra@yahoo.fr

Marta Elaine de Oliveira é mestre, egressa do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF (2010) onde desenvolveu uma pesquisa que aborda formação de professores, educação matemática e saberes docentes: Experiência como formação e formação como experiência: a invenção do professor de matemática atravessado pela experiência. Possui Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá e Pós-Graduação em Educação Matemática pela UFJF, graduada em Licenciatura em Matemática pela UFJF. É professora no curso de Pedagogia do Instituto Metodista Granbery, IMG, Brasil. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. martaeo2006@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. fiquei um pouco triste por eu naum fazer parte desta lista de pesquisadores.. 8( mas fazer o que neh?? será que meu tempo passou msm???

    Bruninha Carvalho...

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